Corte e Costura

Qual máquina de costura devo comprar?

maquinas-de-costura-domestica-atelie-plugada-na-moda-4
Singer Facilita Pro 4411
Olá galera!

Acho que todo mundo que está iniciando na costura já se fez essa pergunta, qual máquina de costura devo comprar? E é por isso  que o post de hoje foi escrito para te ajudar a tomar essa decisão!

O meu primeiro contato com uma maquina de costura foi na faculdade, as máquinas eram industriais, confesso que nós não nos entendemos, ela era muito rápida para um pessoa que estava começando e havia apenas uma instrutora para 60 alunos, por isso a minha dica é comece com uma máquina reta doméstica, elas são mais lentas comparadas com a reta industrial e bem mais simples de manusear.

maquinas-de-costura-domestica-atelie-plugada-na-moda-3
Janome 2008S
Após esse contato com costura na faculdade, fiquei um bom tempo sem pensar em costurar, achava que não levava jeito e acabei desistindo, até que em 2013 iniciei um curso de corte e costura na minha cidade Itu, lá aprendi a costurar em maquinas domésticas, a minha preferida sempre foi a Singer, por isso acabei comprando a máquina Singer Facilita 4411, ela é ótima para quem está começando, me atendeu muito bem por um bom tempo, hoje tenho uma reta industrial para fazer costuras mais pesadas, pois a reta domestica é ideal para costura de tecidos mais leves. Se você a utilizar durante muito tempo para costuras pesadas acabará a danificando.

maquinas-de-costura-domestica-atelie-plugada-na-moda-2
Elgin Genius JX-4000
Além da reta doméstica ser mais lenta e mais fácil de manusear um outro ponto positivo dela é que além da costura reta, ela faz outros pontos como o zig-zag, que para quem está começando e não tem overloque é uma mão na roda, eu ainda não tenho a overloque, então uso bastante o zig-zag.

Então essa é minha dica galera, comece pela reta doméstica, elas não são muito caras, existem diversas marcas disponíveis no mercado, as que posso indicar são as das marcas Singer, Janome, Brother e Elgin  pois já utilizei.

maquinas-de-costura-domestica-atelie-plugada-na-moda-1
Brother – LS-2125i
Preste bem atenção na quantidade de pontos que virá na sua máquina, você pode até pensar para que tantos pontos se nem vou utilizar, mas sim você vai acabar utilizando, então faça comparações entre modelos e diferença de preços, as vezes um modelo um pouco mais caro pode acabar compensando!

O que irá determinar o preço será os recursos disponíveis dela, por exemplo a quantidade de pontos, se faz caseado automático, se ela é eletrônica ou mecânica. Na época que comprei minha máquina a minha professora indicou comprar a máquina mecânica , pois a máquina eletrônica é mais cara e tem um custo de manutenção bem mais caro também. Em um próximo post falaremos das diferenças entre elas.

Para saber mais informações sobre cada máquina basta clicar nas imagens ok?

Dúvidas e sugestões é só deixar nos comentários, até a próxima! 😉

 

 

 

Deixe um comentário

