Corte e Costura

Treinando a Costura – Primeiros Passos

Olá galera!

aulacostura-1-copy

Nada melhor do que muito treino para aperfeiçoar a costura, por isso hoje trago para vocês alguns exercícios que irão te ajudar bastante nesta iniciação na costura. Tire um tempo para você treinar com bastante calma, não pise fundo no pedal, comece devagar o resultado será bem melhor.

exercicios-para-costura

É muito simples, você irá imprimir essas imagens em um sulfite A4 e treinar na máquina de costura sem passar a linha, apenas com a agulha. Depois que você já tiver treinado algumas vezes e se sentir mais segura, você irá transferir os desenhos para um tecido, da seguinte forma: coloque um retalho de tecido, uma folha de papel carbono em cima e por último a folha impressa com o exercício, passe a carretilha (marcador de costura) em cima do desenho, pronto o desenho já está transferido no tecido. Já podemos começar!

Exercício 1 – Costura reta:

Quando estamos começando sentimos muita dificuldade em fazer uma costura retinha, então aqui o objetivo é treinar a costura em linha reta.

exercicios-para-costura2-1

Exercício 2 – Costura reta com virada de canto + curvas:

Comece onde a seta está indicado, de fora para dentro, aqui você irá treinar a costura reta com virada de canto seguida de curvas.

exercicios-para-costura-iniciantes

Exercício 3 – Costura reta + curvas

Além de treinar a costura reta e curvas, o objetivo deste exercício é treinar também sua habilidade em costurar áreas menores, por isso comece de fora para dentro, conforme a seta está indicando.

exercicios-para-costura-iniciantes1

Exercício 4 – Costura reta com virada de cantos

Comece de fora para dentro, nos cantos você irá levantar o pezinho, virar o tecido, abaixar o pezinho e continuar a costura até o final, que termina no centro do desenho.

2exercicio-para-iniciantes-na-costura-treinar-sew-exercises-1

Exercício 5 – Costura reta com virada nos cantos contínua

Aqui você irá começar também de fora para dentro, conforme indica a seta, é uma costura continua, aqui você não irá parar para levantar o pezinho, a agulha deve continuar o papel.

3exercicio-para-iniciantes-na-costura-treinar-sew-exercises

Exercício 6 – Zig-Zag

Aqui você irá treinar uma costura mais curta, com viradas de canto.

1-zig-zag-copia

Exercício 7 – Virada de cantos retos

Aqui você irá treinar as viradas de cantos retos, depois desse exercício você irá ficar craque! rs

5exercicio-para-iniciantes-na-costura-treinar-sew-exercises

Exercício 8 – Costura reta com retrocesso:

Você irá começar fazendo um retrocesso, costure mais ou menos 2cm, aperte o botão de retrocesso da sua maquina e continue a costura, faço o mesmo na outra extremidade. Depois de finalizar passe a costura em linha reta no meio e depois na diagonal como mostra o desenho.

000ba74346a2c74c5814f1868120bc5b

Bom galera, depois de praticar com esses exercício pode ter certeza que você sentirá bastante diferença na sua costura, esses são exercícios de coordenação, que é algo essencial para fazer um trabalho bacana. Até a próxima!

Dúvidas e sugestões é só deixar nos comentários. 😉